icps_0.gif

O Instituto da Cidade Pelópidas Silveira - ICPS é um órgão da gestão municipal, vinculado a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - SEPUL, responsável por "pensar a cidade", protagonizando as ações e instrumentos do planejamento urbano estratégico (longo prazo) da Cidade do Recife. O próprio nome do Instituto reforça esse compromisso, uma vez que o Engenheiro Pelópidas Silveira foi um gestor visionário, precursor do planejamento participativo. Com grande visão do futuro da cidade, ainda na década 1950, realizou importantes intervenções e suas contribuições urbanísticas estão presentes no Recife que ainda é vivido diariamente pela população da capital pernambucana.

Missão

Delinear o futuro do Recife, produzindo estudos, planos e projetos articulados ao planejamento territorial integrado do Recife, favorecendo as decisões para o desenvolvimento da cidade, fundamentado em uma visão regional, intraurbana, coletiva de cidade inovadora, criativa e sustentável.

Visão

Ser referência em planejamento urbano territorial, integrando o Recife às dinâmicas de desenvolvimento regional, nacional e internacional.

• Interesse coletivo
  • Qualidade do Espaço Público