A NOVA PESQUISA ORIGEM-DESTINO DO RECIFE

A Prefeitura da Cidade do Recife, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira – ICPS, está desenvolvendo o Plano de Mobilidade Urbana do Recife – MobilidadeRECIFE. Este plano é um instrumento crucial para superar os desafios de mobilidade que atualmente degradam a qualidade de vida da população, afligindo todas as camadas sociais, e uma diretriz para o desenvolvimento de políticas e ações de mobilidade para os próximos 22 anos. Esse período é emblemático, tendo como horizonte os 500 anos do Recife.

A Lei 12.587 de 03 de janeiro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabeleceu a obrigatoriedade da elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana para os municípios com população acima dos 20 mil habitantes e municípios pertencentes a regiões metropolitanas.

Para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana do Recife, uma série de pesquisas são necessárias. Dentre estas, destaca-se a Pesquisa de Origem-Destino, também conhecida como Pesquisa OD, que é a base para o planejamento do sistema de transporte público, incluindo definição de linhas de ônibus, expansão do sistema de metrô, a definição da operação do sistema de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe, o funcionamento do sistema complementar, a localização das estações de bicicletas compartilhadas e a identificação dos principais corredores caminháveis da cidade.

As pesquisas origem-destino costumam ocorrer em intervalos de 10 anos no formato de pesquisa domiciliar. Isso gera longos períodos em que os dados são estimados e a implantação de grandes empreendimentos ou alterações no uso do solo não são considerados nessas estimativas. Devido ao elevado custo, poucas cidades conseguem manter a periodicidade planejada. A última pesquisa desse tipo, realizada no Recife, ocorreu em 1997. Hoje, esses dados servem apenas como referência histórica. Depois dessa pesquisa, houve, por exemplo, a implantação do Porto de Suape e do Parque Automotivo da Fiat em Goiana, alterando radicalmente as características dos comportamentos pesquisados à época.

A tradicional pesquisa domiciliar tornou-se inviável tanto do ponto de vista financeiro quanto do esforço e tempo necessários para sua realização. Cidades com características similares às do Recife, destinam milhões de reais em recursos financeiros e demandam mais de um ano para realização da pesquisa e análise por métodos tradicionais, que não acompanharam a evolução tecnológica observada nas últimas décadas, tornando-se menos eficientes.

O Recife seguirá pioneiro no planejamento urbano, implantando a primeira pesquisa origem-destino integrada às funções da cidade, que se repetirá anualmente, abrindo um novo panorama para o desenvolvimento da mobilidade urbana. A forma como a pesquisa será realizada aumentará a sua abrangência, reduzirá os custos de realização, o tempo de tabulação, e de análise dos resultados, permitindo a sua periodicidade anual, mas acima de tudo, garantindo a contribuição da sociedade no enfrentamento do desafio da mobilidade urbana.

O novo formato pretende trazer a pesquisa de mobilidade para a rotina da cidade, permitindo que instituições públicas e acadêmicas disponham de dados atualizados para desenvolverem os planos e estudos necessários à melhoria da mobilidade urbana.

As perguntas da pesquisa foram desenhadas para fornecerem os dados necessários aos diversos estudos que compõe o Plano de Mobilidade Urbana, principalmente o desenvolvimento de um modelo integrado de transportes e uso do solo. Este modelo servirá de base para a avaliação de políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial.

As respostas são anônimas, preservando a privacidade dos cidadãos, mas garantindo as informações necessárias ao planejamento urbano. O formato proposto para a pesquisa é constituído de um formulário eletrônico hospedado no sistema da prefeitura, onde os cidadãos poderão preencher as informações solicitadas em menos de dois minutos. A grande parte das perguntas oferece opções de respostas a serem selecionadas pelo cidadão. As três perguntas centrais da pesquisa, o local de residência, o local de trabalho/estudo e os modos de transporte estão desenhados para dar flexibilidade e segurança nas respostas. As perguntas sobre o local de residência, trabalho e estudo são baseadas no CEP do local, permitindo ainda a consulta junto ao site dos correios quando o CEP não for conhecido. As perguntas sobre o modo de transporte permitem múltiplas escolhas para que viagens multimodais sejam registradas adequadamente, enquanto os usuários de veículos particulares podem escolher entre diversas formas de uso (como motorista, como carona de amigo/colega, como carona de familiar e com motorista). Problemas como a cobertura de populações carentes, com restrições de acesso à internet, já estão mapeados e serão abordados por ações específicas da Prefeitura junto às comunidades. Da mesma forma, tentativas de fraude serão identificadas através de algoritmos especiais, desenvolvidos especialmente para esta pesquisa, garantindo um prejuízo mínimo na qualidade do resultado final. Os resultados dessa pesquisa serão divulgados ao final dos trabalhos, como forma de incentivar o desenvolvimento do planejamento da infraestrutura de mobilidade e no entendimento do perfil do público atendido pelos serviços de transporte público.

A participação na pesquisa é feita exclusivamente pelo preenchimento de formulário eletrônico.

Ao final do preenchimento, um Recibo de Participação é gerado com um Código de Autenticação. Esse Recibo de Participação deve ser impresso ou enviado por e-mail para o próprio cidadão como forma de armazená-lo, pois o código de autenticação nele apresentado poderá ser solicitado para procedimentos de matrícula nas escolas de ensino fundamental, médio e instituições de ensino superior. Ressaltamos que o formulário foi desenvolvido para acomodar as respostas de pais e filhos que estudem em escolas de ensino fundamental e médio, desta forma, apenas o responsável pelo aluno precisa preencher o formulário.

A fase experimental da Pesquisa de Origem-Destino através de formulário eletrônico será realizada entre 29 de outubro e 10 de novembro. Nesta fase, os servidores da Prefeitura da Cidade do Recife participam da pesquisa, possibilitando, além da coleta dos dados pesquisados, o ajuste das perguntas, das respostas e do sistema como um todo. Essa fase é essencial para o pleno funcionamento do formulário no período de consulta pública, que acontecerá de 10 de novembro a 29 de janeiro.