ICPS apresenta resultados da Pesquisa Origem-Destino 2016

O Instituto da Cidade Pelópidas Silveira – ICPS, órgão técnico da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife lança os resultados da Pesquisa de Mobilidade – Edição 2016, que tem o objetivo de subsidiar o Plano de Mobilidade Urbana do Recife, complementando as ferramentas de avaliação dos projetos e ações estruturantes a serem propostos. Informações referentes às origens e os destinos das viagens com motivo trabalho e educação foram pesquisadas junto a 84.220 pessoas no período entre novembro de 2015 e novembro de 2016, através do formulário eletrônico disponibilizado no site do ICPS, dentro do portal da Prefeitura do Recife.

A pesquisa foi realizada com foco nas viagens com destino ao trabalho e educação no município, mas identificou também viagens originadas nas demais cidades da Região Metropolitana e além, inclusive dezenas de cidades de Pernambuco e de outros estados que contribuem para a demanda por mobilidade no Recife.

Esta foi a terceira grande pesquisa realizada na Região Metropolitana buscando obter informações sobre os deslocamentos das pessoas. A primeira foi realizada em 1972, pela SUDENE, onde 8.840 pessoas foram pesquisadas mediante a realização de uma pesquisa domiciliar, onde pesquisadores buscavam entrevistar os moradores de uma amostra de domicílios selecionada a partir de um sorteio entre as contas de energia elétrica. A segunda, realizada 25 anos depois, em 1997 pela CBTU, também através de entrevistas domiciliares, abrangeu aproximadamente 55.000 pessoas em 10.980 domicílios.

Recomenda-se que estas pesquisas sejam realizadas em períodos não inferiores a 10 anos, de forma a permitir que os planejadores acompanhem o processo evolutivo da demanda por mobilidade. Devido a diversos fatores, entre os quais o custo de realização da pesquisa por entrevista domiciliar, não tem sido possível manter a realização das pesquisas de mobilidade dentro do período recomendado. Esse motivo, aliado à visão de modernização dos processos de planejamento da cidade, levou o ICPS a desenvolver um processo de pesquisa que integra o levantamento de dados às atividades rotineiras das empresas e instituições de ensino, permitindo a obtenção de resultados com uma maior abrangência geográfica e social, além da redução do custo de realização a uma fração do custo estimado para a entrevista domiciliar. Prefeituras de outras capitais brasileiras já demonstraram interesse no método desenvolvido no Recife.

Os resultados da pesquisa detalham o comportamento das pessoas nos seus deslocamentos diários para os motivos trabalho e educação, nos níveis fundamental, médio e superior, apresentando, por faixa de renda, a distribuição dos modos principais utilizados, a distribuição dos modos de deslocamentos totais de cada motivo, a distribuição dos horários de início e fim das atividades, de onde as pessoas partem para o trabalho e para a aula, a frequência destas viagens, dentre outras informações que auxiliam no entendimento da mobilidade urbana.

De forma geral, baseado nos resultados das pesquisas de 1972 e 1997, bem como em diversas pesquisas de cidades brasileiras, as viagens com destino ao trabalho e a educação, juntas, representam entre 80% e 90% do total diário de viagens em uma área urbana. No Recife, estas viagens são realizado predominantemente pelo modo ônibus (47%), seguido pelo modo carro (25%). A caminhada e a pedalada para o trabalho e para a aula representam 12% e 4%, respectivamente. Pela condição geográfica, atendendo apenas a área centro e sul do Recife, o metrô representa apenas 6% das viagens dos Recifenses. Naturalmente, esses valores variam para as outras cidades da RMR, cujas viagens com destino ao Recife também serão apresentadas.

Os resultados, bem como o banco de dados das respostas obtidas na pesquisa estão disponíveis à sociedade no Portal do Plano de Mobilidade Urbana do Recife: planodemobilidade.recife.pe.gov.br