Pesquisa origem-destino 2015 para o ensino fundamental e médio

Prezados Pais ou Responsáveis,

A Prefeitura do Recife, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), órgão responsável pelo planejamento urbano do Recife, em conjunto com o Governo do Estado de Pernambuco, está realizando a Pesquisa de Origem-Destino 2015.

Essa pesquisa é a mais importante fonte de informações sobre as necessidades de mobilidade da população e servirá de diretriz para a reorganização de linhas de ônibus, implantação de faixas exclusivas de ônibus, estudos de expansão do metrô, implantação de ciclovias e ciclofaixas, recuperação de calçadas e mudanças na circulação do tráfego urbano. Especialmente no caso das escolas, a participação de pais e alunos é de suma importância, pois um dos focos dos estudos que seguirão a pesquisa será a proposição de melhorias para a mobilidade nas áreas escolares, tratando desde recuperação de calçadas até a circulação viária no entorno das escolas e revendo o sistema de transporte escolar.

Esta é a primeira edição da pesquisa em formato eletrônico, que a partir de agora ocorrerá todos os anos. A participação da população é imprescindível para a obtenção das informações sobre os locais de residência, de trabalho e de estudo da população e também de como as pessoas se deslocam para o trabalho e para as aulas.

A pesquisa é respondida através de um formulário eletrônico na internet. Ao completar o preenchimento do formulário, será gerado automaticamente pelo sistema um Recibo de Participação da Pesquisa. Nele haverá um Código de Autenticação, que deverá ser guardado pois ele será solicitado para matrículas nas instituições de ensino fundamental, médio e superior. Você pode imprimir o Recibo de Participação, enviá-lo por e-mail ou apenas anotar o código de participação em local seguro.

Para o ensino fundamental e médio, a pesquisa deverá ser respondida pelo responsável pelo aluno, incluindo suas próprias respostas e as respostas referentes ao aluno no mesmo formulário (há perguntas específicas sobre o aluno). As informações referentes aos pais e responsáveis são tão importantes quanto as informações dos alunos.

A pesquisa abrange toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), então se você mora, trabalha ou estuda em um dos 14 municípios da RMR, sua participação é de extrema importância para a melhoria da mobilidade urbana.

Esta é a oportunidade da população contribuir para a melhoria da mobilidade urbana! Desta forma, pedimos a sua colaboração preenchendo, pela internet, o formulário da pesquisa, que está disponível no endereço: pesquisademobilidade.recife.pe.gov.br

Agradecemos desde já sua contribuição.

Prefeitura do Recife