Equipe

João Domingos Azevedo

Presidente

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001. Sócio Fundador da Metro Arquitetura Ltda. Participou da equipe do Projeto Recife Olinda, de reconversão da frente atlântica central do Recife. Ao longo da sua vida profissional tem desempenhado diversas funções representativas de classe junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de Pernambuco, no período compreendido entre os anos de 2002 e 2011, tendo sido representante deste Instituto no Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife - CDU. Conselheiro do CAU/PE no exercício do segundo mandato, tendo sido representante do CAU/PE na Comissão de Controle Urbanístico da Cidade do Recife - CCU. 

Tem experiência na área de Planejamento e Projetos da Edificação, Desenho Urbano e Planejamento Urbano. Presidente do ICPS desde 01 de março de 2015.

 

DIRETORES EXECUTIVOS

Arnaldo Santana

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (1990). Tem experiência na iniciativa privada na coordenação de equipes multidisciplinares de elaboração de estudos, planos e projetos integrados de urbanismo, arquitetura, engenharia e infraestrutura urbana. Atuou também na coordenação da equipe de apoio técnico na implementação, no município de Olinda, do Programa de Infraestrutura em Áreas de Baixa Renda da RMR – PROMETRÓPOLE. No setor público, desenvolveu atividades em âmbito municipal relacionadas à elaboração de Políticas, Planos e Projetos de Desenvolvimento Urbano, envolvendo Planejamento e Legislação Urbana (PD/LUOS), Projetos de Urbanismo, Projetos de Requalificação e Patrimônio, implementação de Política Ambiental, Controle Urbano e Cadastro Técnico Municipal. Atualmente é Diretor Executivo de Projetos Urbanos no ICPS.

Lucia Helena Ferraz

Economista formada pela Universidade Federal de Pernambuco em 1984. Integra o quadro da Pernambuco Participações S/A como Analista de Desenvolvimento. Durante sua trajetória profissional, atuou como diretora, gerente e assessora de diversos órgãos no âmbito municipal, estadual e federal. Desempenhou a função de diretora do Departamento Financeiro da Secretaria de Habitação no período de 1982 a 1988. Assumiu a Diretoria do Departamento Financeiro e a Assessoria de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura entre 1988 e 1994. No Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/PE, nos anos de 1995 e 1996, ocupou o cargo de diretora administrativa. De 1996 a 2008, atuou como gerente da Mesorregião da Mata Norte e do São Francisco na Agência CONDEPE-FIDEM. Na Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, esteve à frente da Gerência Geral de Orçamento Municipal em 2009 e 2010.

Maria Helena Maranhão

Arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco em 1995, com Mestrado em Desenvolvimento Urbano – MDU/UFPE, em 2011.  Na sua trajetória profissional, trabalhou no setor público estadual e municipal, na área de urbanização de favelas, com destaque para o Programa de Infraestrutura em Áreas de Baixa Renda da RMR – PROMETRÓPOLE. No setor privado, atuou como consultora individual e em empresas de planejamento e de projetos de infraestrutura. Tem experiência nas áreas de urbanização de favelas, espaços urbanos seguros, planejamento urbano e ambiental, planos e projetos territoriais, e participação social.

Sideney Schreiner

Engenheiro civil, formado na Universidade de Brasília, possui pós-doutorado em sistemas de transportes e logística urbana em caso de desastres naturais (Universidade de Quioto, Japão). É mestre e doutor em engenharia de transportes (Universidade de Ciência e Tecnologia de Tóquio, Japão). Possui diversas publicações acadêmicas na área, principalmente em modelagem de demanda de transportes e microssimulação de tráfego. Atua profissionalmente nas áreas de engenharia de tráfego, planejamento de transportes, logística urbana e mobilidade urbana, tendo desenvolvido projetos de mobilidade urbana no Brasil, Europa, Ásia e África.

 

GERENTES GERAIS

Ana Patrícia Uchoa

Arquiteta e Urbanista formada pela Faculdade de Ciências Humanas  Esuda (1990/1994). Atua como arquiteta/analista na Prefeitura do Recife, desde 1995, na área de Licenciamento Urbanístico e Planejamento Urbano, com experiência em todos os tipos de projetos e processos, situados em área de Preservação do Patrimônio Histórico – Cultural. Atualmente é Gerente Geral de Planejamento Urbano no ICPS.

Cesar Cavalcanti

Formado em Engenharia Mecânica pela escola de Engenharia da UFPE, em 1969, atuou nesta área gerenciando o emprego e manutenção de bate-estacas, oportunidade em que chefiou a cravação de metade das estacas do edifício sede da SUDENE, à época, a maior área construída de escritórios do norte e nordeste, do Brasil. Em 1971, transferiu-se para o Governo de Pernambuco, inicialmente como Sub-Diretor Executivo do DETERPE e, posteriormente (1973), transferido para o CONDEPE, onde atuou como Coordenador Setorial de Transportes, Vice-Presidente e Presidente do órgão. Ainda neste ano, participou do Curso de Especialização em Planejamento de Transportes do Banco Mundial/CENDEC/UNB (Brasília). Em 1974, graduou-se em Economia, pela UNICAP e em 1975 licenciou-se de para fazer o Master of Science do Imperial College of Science and Technology da Universidade de Londres, concluído em 1977, quando retornou ao CONDEPE. Em 1982, deixou a Presidência do órgão para atender o Curso de Doutorado em Planejamento e Engenharia de Transportes no Polytechnic Institute of New York, da Universidade de New York, concluído em 1987. No retorno ao Brasil, tornou-se Assessor da Diretoria Técnica da EMTU e, posteriormente, de sua Presidência, quando foi indicado para a Diretoria Técnica daquele órgão. Em 1993, retornou ao CONDEPE, onde permaneceu até sua aposentadoria em 2001. Na área acadêmica, Cesar iniciou suas atividades em 1974, no CEDU II, da UFPE que, posteriormente se transformou no MDU, primeiro Mestrado em Desenvolvimento Urbano do País. Deu aula sobre transportes urbanos nos cursos da EBTU e GEIPOT, em Brasília, ocasião em que teve a oportunidade de publicar um dos primeiros trabalhos sobre o modelo de 4 etapas, no Brasil. Em 1978, foi aprovado no concurso da UFPE para Professor Assistente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Artes e Comunicação, vindo a ocupar, durante 4 anos, ao final de sua carreira acadêmica, o cargo de Chefe do Departamento. Aposentou-se da UFPE em 2002 e iniciou uma etapa de atividades de consultoria, tendo trabalhado autonomamente, na firma Cavalcanti & Collier Consultoria em Transportes Ltda. e como terceirizados na Consultora ATP Engenharia, de onde se desligou em 2015. Atualmente, exerce o cargo comissionado de Gerente Geral de Planejamento de Transporte Público.

Cezar Augusto Lopes

Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1999) e Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE (2016). Atua no setor público desde 2000 como Assessor Técnico da Diretoria Geral de Urbanismo da Prefeitura do Recife/PE (2001-2004), Diretor de Controle Urbano (2000-2001), Diretor de Programas e Urbanos (2005-2006) e Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (2007) na Prefeitura de Moreno/PE. Atuou como consultor na área de uso do solo nos Planos Diretores de Ipojuca/PE, Serra Talhada/PE, Triunfo/PE, Pilar/AL e Gravatá/PE. No setor privado atuou como arquiteto e urbanista na elaboração de projetos, com destaque para o Projeto de Urbanização da ZEIS Ilha de Deus – Recife/PE. Tem experiência nas áreas de urbanização de favelas, planejamento urbano e ambiental, planos e projetos territoriais e articulação social. Atualmente é Gerente Geral de Planejamento Territorial.

Luciano Ferraz

Advogado, especialista em Direito Previdenciário; atuante nas áreas pública e corporativa, possui experiência como servidor público estadual por 12 anos em Pernambuco. Militante como advogado no Direito Administrativo e Penal. Concentra sua atividades nos últimos anos como gestor jurídico de projetos, onde transitou nas esferas público e privada, findando na prestação de consultoria em processo legistativo municipal. Atualmente é Gerente Geral de Legislação de Mobilidade no ICPS.

Marcelo Olimpio

Servidor público municipal do Recife, Professor, Economista, Pós-Graduado em Educação e Pós-Graduando na área de Geoinformação. Experiência profissional na Prefeitura do Recife em Planejamento Urbano em diferentes setores e em outras áreas profissional a exemplo do Governo do Estado de Pernambuco e Organizações Não-Governamentais, atuando em projetos focados nos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. Atualmente ocupa o cargo de Gerente Geral de Informações Socioeconômicas do ICPS.

Maria da Glória Brandão

Advogada formada pela Faculdade de Direito da UFPE, especialista em Gestão Ambiental pela UPE/FCAP. É Sócia-Fundadora do GAJOP (1982) e possui experiência como servidora pública municipal desde 1986, como advogada do quadro da URB Recife. Assumiu cargos na Prefeitura do Recife de Assessora Jurídica da Coordenadoria Executiva de Atividades Especiais da URB (1986-1988), e da Secretaria de Planejamento e Controle Urbano e Ambiental (1993-1995), Diretora Geral de Controle Urbano e Ambiental (1995/1996), Secretária Executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade (2005-2008), Assessora Executiva da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano e Obras (2012), Gerente Geral de Sustentabilidade e Gerente Geral de Unidades Protegidas (2015/2016).  Atualmente é Gerente Geral de Gestão e Informação no ICPS.

Marilia Pina

Engenheira Civil formada pela Universidade Católica de Pernambuco (2002), com pós -graduação em Engenharia Rodoviária pela Universidade de Pernambuco (2003-2004). Possui experiência na área de transportes, atuando na sua vida profissional, como coordenadora de estudos de tráfego e de transportes, no âmbito da iniciativa privada. No ICPS ocupa o cargo de Gerente Geral de Pesquisas de Mobilidade e Circulação Viária.

Paula Soares Bittencourt

Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2015). Possui experiência na área de gestão, onde contribuiu no monitoramento e controle de projetos da iniciativa privada.

Soraya Santana

Economista e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2002/2004). Atua como consultora e assessora econômica, há 15 anos, na área de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Regional no Brasil e em Angola, com experiência em análises econômicas e financeiras de projetos públicos e privados No governo do Estado de Pernambuco, esteve na SEPLAG e na ADDiper, colaborando na elaboração de estudos e planos de desenvolvimento sustentável e na modelagem econômica e financeira de intervenções públicas. Atualmente é Gerente Geral de Economia Urbana no ICPS.

 

EQUIPE TÉCNICA

Bárbara Borges

Cristina Varela

Eduarda Campos

Elisa Peregrino

Henrique dos Santos

Jéssica Yale

José Fernandes Alves

Júlia Ximenes

Laís Pimentel

Lea Cavalcanti

Mariana Asfora

Patrícia Amorim

Renato Leão

Rodrigo Cabral

Tiago de Oliveira

Yasmin Menezes

 

ESTAGIÁRIOS

José Ênio de Lima Júnior

Maria Eduarda Reinaux

Maria da Graça Torreão

 

ASSISTENTES

Edilma de Araújo

Sabrina Moraes

 

CONTATOS

ICPS

Av. Cais do Apolo, 222 – Edf. Vasco Rodrigues – 12º andar – Bairro do Recife – Recife/PE

Email: icps@recife.pe.gov.br

Telefones: (81) 99277-4404/ 99159-8044