Histórico

2006 – Criação da Unidade Executora Municipal do Recife, por meio da LEI Nº 17.186/2006, vinculado à Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social, e responsável pela coordenação e execução das ações, de competência do Município do Recife, quanto aos aspectos técnicos, administrativo, financeiro e gerencial ao Plano do Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda.

2009 – Denominação como Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira, agora vinculado à Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, tornando-se responsável pela coordenação da elaboração dos projetos estratégicos e outros com vista à realização da Copa do Mundo de 2014.

2010 – Evento de apresentação do Instituto da Cidade ao grande público e seu reconhecimento como órgão responsável por pensar o Recife do Futuro numa visão de cidade moderna, que tenha como premissas a preocupação com o bem-estar de seu cidadão, com o meio ambiente, as áreas de interesse histórico-social e com o crescimento ordenado e sustentável, respeitando as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor.

2015 – O ano do Centenário do patrono Pelópidas Silveira, marca o fortalecimento da estrutura do Planejamento Urbano, com ampliação e qualificação do quadro técnico e o início dos trabalhos do modelo jurídico-institucional que definirá a pessoa jurídica e as estratégias de médio e longo prazo do ICPS. Este ano é marcado também pela institucionalização de uma nova logomarca e uma série de planos estruturadores como o de Ordenamento Territorial e o de Mobilidade Urbana.