Após a realização das etapas de Sistematização de Dados Existentes, Pesquisas Preliminares, Diagnóstico e da Escuta à População, mediante realização de oficinas nas 18 microrregiões do Recife e de diversos eventos técnicos e de escuta a instituições governamentais e não governamentais, inicia-se a etapa de Consulta Pública às propostas para o Plano de Mobilidade Urbana.
A Consulta Pública ocorre em três momentos distintos: No primeiro momento, ocorre a Consulta Pública sobre a Política Municipal de Mobilidade Urbana, que trata dos princípios, diretrizes, objetivos e estratégias a serem observados no planejamento e na gestão da mobilidade urbana do Recife. No segundo momento, ocorre a Consulta Pública sobre as Políticas Setoriais de Mobilidade Urbana, que tratam de regulamentações específicas sobre a mobilidade de Pedestres, Ciclistas, Transporte de Passageiros, Transporte de Cargas, Polos Geradores de Viagens e Estacionamentos. No terceiro momento, ocorre a Consulta Pública sobre os Projetos e Ações Estruturantes, que tratam de intervenções físicas e operacionais a serem executadas nos horizontes de curto, médio e longo prazo.
As Consultas Públicas serão realizadas de duas formas: o recebimento de contribuições diretas sobre os Textos Base e a realização de Audiências Públicas.
O Texto Base é o resultado consolidado de todas as etapas já realizadas, de forma a servir de referência para a construção da Minuta de Projeto de Lei que consistirá da reformulação da Política Municipal de Mobilidade Urbana, das Políticas Setoriais de Mobilidade e instituirá o Plano de Mobilidade propriamente dito. Os Textos Base são disponibilizados individualmente em Relatórios para download - na página principal do MobilidadeRECIFE - para consulta e recebimento de contribuições.