MATRIZES ORIGEM-DESTINO

INTRODUÇÃO

Um dos principais objetivos da Pesquisa de Origem-Destino consiste em obter as Matrizes de Origem-Destino (comumente chamadas de Matrizes OD). A Matriz OD é uma importante ferramenta no Planejamento da Mobilidade Urbana e indica a quantidade de pessoas que se deslocam de uma origem a um destino e vice-versa, de acordo com o horário, modo de transporte utilizado, faixa de renda, dentre outros recortes.

As origens e destinos são indicadas nas matrizes OD por meio de zonas de tráfego, que são a delimitação geográfica usualmente utilizada no Planejamento Urbano. As zonas de tráfego da Região Metropolitana do Recife (RMR) foram delimitadas inicialmente em 1972 e são constantemente atualizadas, de acordo com as mudanças de uso do solo e transportes da região. Informações sobre as zonas de tráfego e sua delimitação podem ser baixadas AQUI.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para determinação das matrizes OD se baseia na análise dos deslocamentos entre os locais de origem e destino, representados pelas zonas de tráfego, da população residente na RMR. Para isso, foram extraídos da Pesquisa de Origem-Destino Metropolitana 2018 dados referentes ao endereço e zona de origem e destino e ao modo de transporte principal utilizado nas viagens realizadas pelos motivos Trabalho e Educação. Para quantificar o fluxo relativo a cada par OD, foram utilizadas as somas das expansões de cada resposta da pesquisa OD referente àquele par, dessa forma é importante salientar que os resultados obtidos, gerados por par OD, correspondem ao número de viagens de pessoas que fazem tal deslocamento. A expansão calculada foi baseada nos dados do Censo 2010 do IBGE, levando em consideração a faixa de renda domiciliar e o local de moradia do entrevistado (setor censitário).

Foram feitas dois tipos de analises referentes às origens e aos destinos. A primeira considerou as zonas de tráfego dos pares OD. Enquanto que a segunda utilizou os 94 bairros do Recife e os outros 14 municípios localizados na RMR. O detalhamento de bairros ocorreou apenas para endereços situados no Recife. Enquanto que aqueles localizados fora da RMR, para efeito de analise, foram denominados genericamente de “Fora da RMR”.

Para cada motivo foram analisados oito recortes do modo de transporte:

  1. Todos os Modos;
  2. A Pé;
  3. Bicicleta;
  4. Transporte Público Coletivo;
  5. Transporte Público Individual;
  6. Carro;
  7. Motocicleta;
  8. Outros.

A tabela a seguir indica as respostas consideradas em cada recorte.

Modos de Transporte Respostas consideradas
Todos os Modos Somente a Pé; Somente Bicicleta; Bicicleta + Ônibus; Somente Metrô; VLT(Veículo leve sobre trilhos); Somente Ônibus (apenas uma linha); Somente Ônibus (duas ou mais linhas); Ônibus + Metrô; Bicicleta + Ônibus + Metrô; Táxi; Carro (dirigindo); Carro (como passageiro); UBER; Fretado; Outro; Mototáxi; Transporte Escolar; Barco; Caminhão; Motocicleta.
A Pé Somente a Pé.
Bicicleta Somente Bicicleta.
Transporte Público Coletivo Bicicleta + Ônibus; Somente Metrô, VLT(veículo leve sobre trilhos); Somente Ônibus (apenas uma linha); Somente Ônibus (duas ou mais linhas); Ônibus + Metrô e Bicicleta + Ônibus + Metrô.
Transporte Público Individual Táxi.
Carro Carro (dirigindo) e Carro (como passageiro).
Motocicleta Motocicleta.
Outros Uber; Fretado; Outro; Mototáxi; Transporte Escolar; Barco e Caminhão.

DOWNLOAD

Cada arquivo, no formato XLS, possui quatro planilhas com os seguintes dados:

  1. Informações gerais;
  2. Soma da expansão de cada par OD;
  3. Percentual de cada par OD em relação à origem;
  4. Percentual de cada par OD em relaçao ao destino.

 

Modos de Transporte Fonte Última atualização Trabalho Educação
Zona de Tráfego Bairro Zona de Tráfego
Todos os Modos ICPS Julho/2020 large_Download_0.png large_Download_0.png large_Download_0.png
A Pé ICPS Julho/2020 large_Download_0.png large_Download_0.png large_Download_0.png
Bicicleta ICPS Julho/2020 large_Download_0.png large_Download_0.png large_Download_0.png
Transporte Público Coletivo ICPS Julho/2020 large_Download_0.png large_Download_0.png large_Download_0.png
Transporte Público Individual ICPS Julho/2020 large_Download_0.png large_Download_0.png large_Download_0.png
Carro ICPS Julho/2020 large_Download_0.png large_Download_0.png large_Download_0.png
Motocicleta ICPS Julho/2020 large_Download_0.png large_Download_0.png large_Download_0.png
Outros ICPS Julho/2020 large_Download_0.png large_Download_0.png large_Download_0.png