Caminhos do Centro - Abordagem 1:Santo Antônio e São José

Caminhos do Centro é uma iniciativa da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), para comunicar a leitura do território central da cidade do Recife a partir do planejamento urbano, apresentando proposições preliminares com o objetivo de reduzir suas disparidades e problemáticas, propiciando ações que auxiliem na reabilitação do território, a partir de abordagens integradas do planejamento urbano que reúnam ações qualificadoras dos espaços públicos e políticas públicas estruturantes.

Pauta-se pelas discussões urbanísticas contemporâneas e pela incorporação de temas relevantes e emergentes: a diversidade de usos; a densidade construtiva e populacional; a agenda de enfrentamento à crise climática; a questão de gênero, entre outros. Esses temas materializaram as premissas do ordenamento territorial definidas no Plano Diretor do Recife, sendo incorporadas e consolidadas nas propostas aqui elaboradas.

Alinha-se aos esforços da gestão municipal para a requalificação do Centro do Recife, reconhecendo as iniciativas do Gabinete do Centro, responsável pela implantação do Programa Recentro, que objetiva a revitalização da área central, por meio de atração de investimentos, incentivo à moradia, preservação do patrimônio e estímulos ao turismo, com a participação da sociedade.

O ICPS busca, portanto, contribuir com o olhar do planejamento urbano, incorporando também, no conteúdo apresentado,  ideias oriundas dos frutíferos debates no âmbito do Recentro. Nessa perspectiva, a primeira abordagem teve como foco o bairro de Santo Antônio e parte do bairro de São José, sendo consolidada em 2 volumes: o primeiro referente ao conteúdo analítico, denominado “Volume 1. Leitura da Área Objeto”, e o segundo compreendendo uma síntese do primeiro, mais o conteúdo propositivo para a área objeto, denominado “Volume 2. Proposta”.

São propostas preliminares e conceituais, todas abertas a complementações e ajustes. Por isso, espera-se que elas sejam discutidas em âmbito institucional e em conjunto com os diversos atores da sociedade, especialmente com aqueles que vivenciam o Centro. O seu aprimoramento e desenvolvimento, em termos de detalhamento e exequibilidade, deve ser feito pelos atores competentes, visando a implementação de ações que tragam os resultados tão esperados pela sociedade para essa área vital do Recife.

Acesse aqui:

​Caminhos do Centro - Abordagem 1: Santo Antônio e São José (Volume I)

Caminhos do Centro - Abordagem 1: Santo Antônio e São José (Volume II)