Ruas Completas

Segundo a WRI Brasil, Ruas Completas são desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuários de todos os modos de transporte. O conceito tem como base distribuir o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos. Não existe uma solução única de Rua Completa. Todas as melhores alternativas de desenho urbano podem ser incorporadas desde que respondam ao contexto local da área onde se localizam, reflitam a identidade da rua e as prioridades daquela comunidade.

Seus principais objetivos são:

  • Respeitar e responder os usos existentes de cada região, assim como usos planejados para o futuro;
  • Priorizar os deslocamentos realizados por transporte coletivo, a pé e de bicicleta;
  • Respeitar a escala das construções e recuos;
  • Apoiar a diversidade de usos do solo, mesclando residências, comércio e serviços;
  • Tornar a rua um lugar de permanência das pessoas e não somente de passagem;
  • Envolver residentes e grupos da comunidade para entender o bairro e suas prioridades.

Como não há um desenho único para as Ruas Completas, os benefícios também podem variar bastante. A tendência é que esse conceito traga alguns impactos básicos, comuns a todas as configurações, já que elas estimulam melhorias na igualdade, segurança, saúde, tornando os espaços urbanos mais compartilhados e vivos, com muitos benefícios indiretos. Com acesso a ruas mais completas, as pessoas se sentem seguras para adotar padrões de deslocamento mais sustentáveis e com menos impacto climático, como a bicicleta e a caminhada. Há ganhos relevantes de acessibilidade, crianças e idosos se relacionam melhor com a cidade e muitas áreas degradadas podem começar a ser revitalizadas a partir desse conceito de desenho urbano. O transporte coletivo também pode ter melhorias, seja na qualidade do acesso das pessoas até os pontos de parada, seja na operação, a partir de vias exclusivas, por exemplo.

 

No dia 26 de Abril de 2017, foi criada a Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono, coordenada pelo WRI Brasil, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos e apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Com o objetivo de promover a disseminação de boas práticas e a discussão de políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana de baixo carbono, a Rede é formada por 10 municípios: Niterói, Porto Alegre, João Pessoa, Campinas, Joinville, Salvador, São Paulo, Juiz de Fora, Recife e Fortaleza, além do Distrito Federal. O WRI Brasil apoiará as cidades da Rede no desenvolvimento de projetos de Ruas Completas.

 

O Recife elegeu a Rua da Hora para um projeto piloto de Rua Completa. O projeto deve transformar a Rua da Hora para favorecer modos de transporte não poluentes e garantir um ambiente seguro a todos os usuários (pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e motoristas). De acordo com Sideney Schreiner, Diretor Executivo de Planejamento da Mobilidade do ICPS, a Rua da Hora foi escolhida por apresentar diversos desafios que podem ser resolvidos a partir desse tipo de intervenção. “Buscamos identificar a rua com maior potencial a partir de quesitos técnicos, como existência de transporte público, comércio, alta concentração de pedestres, problemas nas calçadas, digamos assim, elementos dificultadores que pudéssemos trabalhar. Outra preocupação foi alinhar isso aos diversos projetos que temos no instituto. Assim, podemos gerar uma diversidade de ações na cidade em termos geográficos e trabalharmos livres de paradigmas de outros projetos que estamos fazendo”, explica Schreiner.

No dia 09 de junho de 2017, a WRI Brasil deu início à realização de workshops nos 10 municípios e Distrito Federal sobre Ruas Completas. Recife foi a primeira capital a receber o evento, onde foi trabalhado o conteúdo dos manuais desenvolvidos pela organização e alguns conceitos das Ruas Completas. Com base nessas inspirações, os participantes foram divididos em grupos e pensaram possíveis soluções para uma Rua da Hora mais acessível, democrática e segura. A presença dos oitís, certamente, é um dos principais desafios para os técnicos. Também há um consenso de que é necessário redistribuir o espaço viário, hoje dominado pelos veículos motorizados.

 

No dia 16/11/2017, das 18h às 20h, foi realizada no TGI (Rua Barão de Itamaracá, 293 - Espinheiro) uma reunião com os moradores e comerciantes da Rua da Hora, com o intuito de receber contribuições, descobrir os anseios da população e diagnosticar os principais problemas da região. Para o tema pedestre a problemática das calçadas apareceu como destaque. Ficou o registro da necessidade de toda uma requalificação e reordenamento desses espaços, com foco na iluminação, no embutimento da fiação, na sinalização e implementação de mobiliários urbanos. Para o transporte público o ponto que mais se destacou foi a pouca segurança e a falta de conforto nas paradas de ônibus, que estão sem iluminação e não possuem assentos. Em relação aos ciclistas, foi discutido que a falta de infraestrutura e de espaço para circulação não atrai os usuários de bicicletas para a Rua da Hora. Faltam bicicletários, paraciclos e as canaletas são bastantes profundas podendo causar acidentes. Muitos problemas foram identificados pelos grupos de trabalho em relação aos transportes motorizados, entre eles a quantidade elevada de veículos, carros estacionados nas calçadas, motos transitando nas calçadas, congestionamento diário no cruzamento com a Avenida Rosa e Silva e os estacionamentos nas vias transversais que dificultam a circulação pela Rua da Hora.

  

Entre os dias 27 e 29 de novembro de 2017, foi realizada a 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. O evento ocorreu no Sebrae Recife (Rua Tabaiares, 360 - Ilha do Retiro), e todos os municípios e o Distrito Federal, participantes da Rede, apresentaram o progresso na concepção dos seus projetos e compartilharam anseios e dificuldades para executá-los. Na ocasião, foi apresentada a maquete produzida pela Universidade Federal de Pernambuco, que utilizaram as contribuições recebidas previamente pelos moradores e comerciantes da Rua da Hora. Este piloto será apresentado à população em breve.

 

No dia 25/01/2018, foi realizada a 2ª Reunião com os moradores e comerciantes da Rua da Hora. O ICPS apresentou o Projeto Conceitual e ouviu as preocupações e questionamentos da população local sobre ele. Todas as dúvidas às colocações foram respondidas pelo ICPS e o Relatório completo da reunião está disponibilizado abaixo, assim como o Projeto Conceitual.

 

 

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

1ª Reunião com moradores e comerciantes da Rua da Hora (16/11/2017):

Apresentação de Sideney Schreiner

Ata de Reunião

 

2ª Reunião com moradores e comerciantes da Rua da Hora (25/01/2018):

Ata de Reunião

Projeto Conceitual elaborado pelo ICPS

Vídeo da Simulação de Tráfego da Rua da Hora

 

LINKS:  

 
 
 

http://multimidia.fnp.org.br/fotos/category/699-wri-tumi-minicurso-model...

http://wricidades.org/noticia/wri-brasil-e-fnp-lan%C3%A7am-rede-nacional...

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