
“Caminhos do Centro” é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, através do ICPS, pautada a partir das discussões urbanísticas contemporâneas e pela incorporação de temas relevantes, como a diversidade de usos do solo; o incetivo à densidade construtiva e populacional; as agendas de enfrentamento à crise climática; as questões de gênero e raça, entre outros. Esses temas materializaram as premissas do ordenamento territorial definidas no Plano Diretor do Recife, sendo incorporadas e consolidadas nas propostas aqui elaboradas.
Na perspectiva de contribuir com os esforços para a requalificação do Centro do Recife, em conjunto com as iniciativas do Gabinete do Centro, responsável pela implantação do Programa Recentro, foram desenvolvidos os produtos:

Primeira Abordagem: Com foco no bairro de Santo Antônio e parte do bairro de São José, sendo apresentados dois volumes: o primeiro referente ao conteúdo analítico, denominado “Volume 1. Leitura da Área Objeto”; e o segundo compreendendo uma síntese do primeiro, mais o conteúdo propositivo para a área objeto, denominado “Volume 2. Proposta”.
Segunda Abordagem: Apresenta estudos e propostas para as demais áreas da Ilha de Antônio Vaz, consolidando uma visão integrada de um território que hoje está no centro dos debates.
Terceira Abordagem: Ainda em desenvolvimento, com os estudos direcionados à parcela continental do centro, abrangendo os bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Ilha do Leite, Soledade, Paissandu e Coelhos, consolidando e atualizando os estudos já realizados durante esse processo.
São propostas preliminares e conceituais, todas abertas a complementações e ajustes. Por isso, espera-se que elas sejam discutidas em âmbito institucional e em conjunto com os diversos atores da sociedade, especialmente com aqueles que vivenciam o Centro. O seu aprimoramento e desenvolvimento, em termos de detalhamento e exequibilidade, deve ser feito pelos profissionais competentes, visando a implementação de ações que tragam os resultados tão esperados pela sociedade para essa área vital do Recife.
Acesse o conteúdo através dos links no texto ou pelo menu “Publicações”.