PCR

Prefeitura da Cidade do Recife

Prefeito Pelópidas Silveira

Quem foi Pelópidas Silveira?

O patrono do Instituto, o engenheiro Pelópidas Silveira (1915-2008), assumiu por três vezes a chefia do executivo municipal, sendo o primeiro prefeito do Recife eleito por meio do voto popular, com mandato entre 1955 e 1960. Deixou um legado visionário para o planejamento urbano e precursor para o planejamento participativo, com a regulamentação da higienização de mercados e matadouros públicos, além da histórica instalação do serviço de ônibus elétricos.

Com grande visão do futuro da cidade, ainda na década de 1950, realizou importantes intervenções urbanísticas, que estão presentes no dia-a-dia da população recifense, como o traçado da Avenida Conde da Boa Vista, a Estrada da Imbiribeira e da atual Avenida Beberibe, a construção do Canal Derby-Tacaruna/ Parque Amorim e as reformas da Praça da Independência e do Parque Sítio Trindade.

Considerado um gestor de vanguarda,o desenvolvimento da cidade sempre fez parte de sua pauta, a partir de ações de qualificação do desenho urbano, com atenção às áreas públicas de convívio social. Além do legado físico, foi responsável por fortalecer a relação entre os gestores e a população, democratizando a participação popular ativa junto a temas de interesse comum.

Pelópidas era tido como um homem permanentemente alegre, perspicaz, agregador, um homem singular e plural, um engenheiro com uma visão rigorosamente cartesiana e, sobretudo, um humanista que, como gestor, deixou marcas que a cidade traz vivas até hoje.